“Desconstruir o olhar”. A primeira vez que ouvi essa expressão foi em uma aula do meu mestrado em Comunicação e Linguagens. Talvez de tudo que vi, ouvi e aprendi lá, essa foi a idéia que mais presente se fez em mim, que mais se arraigou no meu dia-a-dia. Os meus ex e atuais alunos vão identificar de imediato o que tantas vezes falei e repeti, pedindo, e continuo fazendo, a todos que desejam fazer boas fotos, que além do domínio da técnica, é fundamental desconstruir o olhar. Mas afinal o que é isso? É algo que inclui sim o sentido da visão, mas traz com ele a necessidade de usar os outros quatro sentidos e porque não dizer ousar os sentidos humanos. É sair da rotina, é ver as coisas de um outro lugar, é mudar de ponto, é furar a bolha que criamos em torno de nós mesmos.
Vou sim falar de fotografia, contudo iremos além da fotografia física ou virtual que capturamos com nossas câmeras. Vou falar também das fotografias que registramos no decorrer das horas e dias de nossas vidas. Daquelas que estamos deixando na memória dos nossos objetos tecnológicos e nos álbuns de nossa existência. Aqui vai estar a fotografia que se faz com a escrita da luz e a fotografia que fazemos com a nossa vida.
Venha. Vamos desconstruir o olhar.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Intervalo de tempo


Páginas em branco, introspecção, tempo, reflexão, mudanças, espiritualidade, terapia, família, reencontros, encontros, amigos novos, doação, surpresas, decepção, retomadas, tentativas; terapia; estudo, adaptação, anjo, Espanha, areia, aprendizagem, velhos amigos, desconstruir; mais terapia; aprofundamento, Bach, desenvolvimento, desencarne, adiantamento, voluntariado, Portugal, estreitamento de laços, espiritualização, trabalho, 4.700 km; certezas... até que prove o contrário; Índia, livros, desapego, vento, branco, aceitação; um pouco mais de terapia e espiritualização; paciência, resignação, velhas crenças, novo olhar, saúde, adolescência, tranquilidade, pedido de casamento, perdão, vida que se renova, Deus, música, meditação, casa, amadurecimento, ciência, frutas e água muita água. Volto logo.